Chita: o tecido que é a cara do Brasil | Maison Charlô Tableware

Chita: o tecido que é a cara do Brasil

Publicado: 16/05/2019

OLHA O CARNAVAL CHEGANDO AÍ, GENTE!!!

Faltando poucos dias para esse grande evento, que tal refletirmos o motivo pelo qual ele é tão aguardado por nós brasileiros?

Bom, literalmente, nenhuma outra data comemorativa consegue refletir mais a alma do povo brasileiro do que o Carnaval. Afinal, a temporada é alegre, colorida e transmite todo aquele sentimento de renovação.


Para combinar com todo esse clima de alegria e com o colorido da festa, você sabia que o tecido Chita tem tudo a ver com o Carnaval?

Afinal, ele também representa toda a essência do nosso querido país tropical, já que é feito com cores fortes, geralmente florais e desenhos impactantes.

Ah, lembrando que, além do Carnaval, ele também é muito típico das festas juninas, sendo muito popular na região Nordeste.

Mas, para conhecer um pouco mais sobre esse tecido, que tal acompanhar este post? Vamos lá:

Chita: um misto de alegria e impacto

Para quem não sabe, esse tecido de algodão não nasceu propriamente no Brasil, mas, sua alma é bem brasileira! Além disso, faz parte da nossa história há 400 anos.

O tecido é originário da Índia e passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a Chita passou a ser produzida também no Brasil, com suas cores fortes e tudo muito colorido e cheio de detalhes.

História da Chita

O mais legal deste tecido é que ele carrega uma história marcante e, inclusive, chegou a ser usado como moeda e troca de escravos aqui no Brasil.  Depois disso, passou por algumas dificuldades para ser produzido, já que era sempre proibido!

Para se ter uma noção, até a Rainha Maria I chegou a proibir as manufaturas brasileiras de comercializá-lo. Entretanto, a história não conta o motivo pelo qual a Chita recebia sanções.

Apenas um tempo depois com o domínio de Napoleão na Europa, quando a família real portuguesa foi obrigada a fugir para o Brasil, que, para a nossa felicidade, conseguimos a permissão para produzir o tecido por aqui.

Bom, do passado para a modernidade, esse tecido ganhou o nosso coração e faz o maior sucesso! Ele representa muito bem nosso país e, além disso, por ser feito em um algodão um pouco mais grosso é perfeito também para fazer parte da decoração das nossas mesas!

Por isso, neste Carnaval que tal decorar sua casa com essa inspiração? Invista em cores e flores para a decoração da sua mesa? Acesse nossa loja virtual e encante-se com a linha TROPICAL BRASIL!


Voltar